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Graduação

Curso de Licenciatura específica em Matemática

Parecer de Reconhecimento Conselho de Educação do Ceará: C.E.E./CE nº 0400 e 0401/2006

Área de Atuação Profissional

O profissional com formação em nível de graduação Licenciatura Plena em Matemática está habilitado a atuar no exercício da docência do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

PERFIL DO EGRESSO: CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM MATEMÁTICA

O licenciado em matemática é um profissional que deve ter domínio de conhecimentos lógico-matemáticos, associados à capacidade de utilização de novas metodologias e recursos técnicos e tecnológicos para a mediação do processo ensino-aprendizagem. Deve demonstrar competências e habilidades no desenvolvimento da prática docente para conceber, construir e administrar situações de aprendizagem.

Na sua prática pedagógica assume o papel de educador com sensibilidade para compreender o educando à luz dos princípios teóricos e metodológicos da educação, do ensino e da aprendizagem como caminho para a construção do ser pessoa, isto é, do ser cidadão autônomo, crítico e reflexivo, capaz de participar ativamente do desenvolvimento de sua comunidade. Admite que o conhecimento da Matemática pode e deve ser acessível a todos e tem consciência do seu papel na superação dos preconceitos traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem dessa disciplina.

Competências

a) Referenciais

Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de mediatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social.

Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio-construtivista.

Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais. Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos.

Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área.

Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.

Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que atendam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional.

Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.

b) Específicas

Dominar os conteúdos matemáticos relevantes para o processo ensino-aprendizagem e traduzi-los em objetivos de aprendizagem, a partir da construção de modelos matemáticos que permitam a resolução de situações-problema relacionadas ao cotidiano do aluno.

Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos, tais como: autonomia, raciocínio lógico, intuição, dedução, imaginação, iniciativa, criatividade e percepção crítica.

Propiciar situações de ensino-aprendizagem dos educando, nas quais o ensino de Matemática seja um contributo para o exercício de sua cidadania.

Organizar a avaliação como um processo contínuo de construção de aprendizagem, fazendo uso de estratégias e instrumentos diversificados e utilizando os resultados para propor intervenções pedagógicas, visando ao desenvolvimento de diferentes capacidades nos educandos.

Selecionar e aplicar metodologias e recursos didáticos e tecnológicos que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, respeitando suas características pessoais e as diferenças de situação econômica, origem étnica, gênero e religião, atuando contra qualquer tipo de discriminação e exclusão.

Saber utilizar os diversos recursos tecnológicos de informática, percebendo a computação como ferramenta capaz de auxiliar no processo do ensino-aprendizagem.

Divulgar e apresentar resultados científicos em diversas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

Participar, de forma cooperativa e solidária, da elaboração, do desenvolvimento e da avaliação do projeto educativo curricular da escola.

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